A análise de dados é algo fundamental para qualquer negócio que deseja se destacar no mercado de trabalho, porém, quando se fala sobre métricas de vaidade, é importante entender melhor do que se trata esse conceito e como você pode evitá-lo, já que ele não alimenta necessariamente sua empresa, mas sim seu ego.
O mercado é um ambiente em que diversas empresas competem entre si, e aquelas que possuem ferramentas e estratégias, como é o caso do CRM de Vendas, por exemplo, acabam por se destacar dos demais. Pensando assim, é muito relevante conhecer um pouco mais sobre como fazer com que suas vendas aumentem.
Dessa maneira, é pertinente também entender como você pode evitar que sua empresa fique muito focada em métricas de vaidade, que acaba sendo uma estratégia não tão benéfica para suas vendas.
Uma estratégia que faz com que você tenha mais clientes e aumente suas vendas é um sistema de CRM gratuito.
O que são métricas de vaidade?
Como foi dito anteriormente, possuir os dados e conseguir analisá-los de maneira que seja mais eficiente para empresa é algo fundamental, porém, pouco se fala sobre como as métricas de vaidade na verdade conseguem mascarar seu verdadeiro propósito, apresentando dados não tão pertinentes, diferentemente de uma ferramenta de vendas.
A palavra vaidade surge neste termo pois, basicamente, são aquelas métricas que não tem um significado realmente relevante, mas sim superficial, fazendo com que você fique muito feliz, massageando seu ego, mas a troco de dados que não tem retorno financeiro e tampouco ajudam a tomar decisões estratégicas.
Um bom exemplo disso, são aquelas empresas que conseguem bastantes curtidas em posts nas redes sociais, mas não utilizam essas curtidas efetivamente para fazer com que haja retorno financeiro para empresa, apenas se vangloriam de terem conseguido tantos acessos, o que difere muito de um CRM gratis, por exemplo.
Isso acontece muito, pois as pessoas muitas vezes confundem o número de curtidas com o número de vendas realizadas, e acabam perdendo o real objetivo de um negócio, que não é apenas aumentar seu alcance e conseguir mais engajamento, mas sim utilizar isso a seu favor para conseguir ter um maior retorno financeiro.
Quando você utiliza dados estratégicos, que podem ser mais facilmente aprofundados, o resultado com certeza virá e o retorno financeiro será gratificante.
Uma forma de você conseguir descobrir se você está lidando com uma métrica de vaidade, é seguindo alguns pontos importantes quando se analisa um dado:
- Falta substância;
- De fácil medição;
- Não tem um contexto complexo;
- Facilmente enganoso.
Dessa maneira, é relevante entender que você deve passar longe desse tipo de métrica, pois é algo irrisório e que não trará o retorno desejado para sua empresa, o que não acontece ao utilizar um CRM online gratis, por exemplo.
Como evitar as métricas de vaidade?
Agora que ficou mais fácil de entender do que se trata as métricas de vaidade, é importante conhecer algumas maneiras de evitar esse tipo de dados, pois além de não acrescentar em nada realmente eficiente em sua empresa, ainda faz com que você perca o foco com dados que são pertinentes e trazem retorno e ainda aumentam suas vendas.
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Leve em consideração todo o contexto
Não se deixe enganar por apenas números em sua postagem, faça um planejamento e entenda onde aquela quantidade de curtidas pode te levar, considerando todos os critérios.
2. Não foque tanto nas redes sociais
Ao invés de focar no compartilhamento de posts nas redes sociais, fazendo com que isso aumente o número de curtidas, exponha coisas realmente pertinentes da sua empresa, que atraia a atenção do consumidor.
3. Veja a taxa de abertura
A taxa de abertura é uma métrica que mostra quantas pessoas realmente seguiram as instruções de uma mensagem, que costumam ser enviadas por email, mas podem ser distribuídas em outros veículos de comunicação.
4. Verifique quantas pessoas acessaram um link
Uma coisa que é muito comum quando se faz a divulgação de um produto, é o compartilhamento de um link que direcione a pessoa até a área da compra, para que ela possa definitivamente fechar um negócio com você, e esse tipo de dado não deve ser evitado.
5. Taxa de engajamento
A taxa de engajamento funciona de forma semelhante à taxa de abertura, e é algo que deve ser levado em consideração quando se realiza um post, pois levanta métricas importantes.