Nosso Blog

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min
ar condicionado

Ar Condicionado: Como automatizar e controlar?

Os aparelhos de ar condicionado são construídos com uma base eletrônica muito forte, o que facilita a tarefa de automatiza-los. Assim, os sistemas de automação residencial interagem com os equipamentos de ar condicionado para ligar, desligar, aumentar ou diminuir a temperatura e, o mais importante, variar o fluxo de ar, dependendo do número de áreas que necessitam.

É por isso que os equipamentos de ar condicionado e ventilação estão preparados para serem integrados como ar condicionado incluídos nos sistemas domóticos (automação residencial). Em geral, você só precisa de um pequeno aparelho, que os profissionais chamam de “gateway” ou painel central, que é responsável por traduzir a linguagem do sistema de automação residencial para a linguagem da máquina de ar condicionado.

Devemos ter em mente que cada fabricante de ar condicionado fornece às suas máquinas uma tecnologia diferente, portanto, o profissional de automação residencial deve buscar aquele painel  central que pode transformar um equipamento normal em um ar condicionado integrado na automação residencial.

 

O que a automação residencial traz para o seu sistema de ar condicionado?

 

Muitos sistemas  já incorporam algum tipo de programador de horários, que podemos chamar de ar condicionado de automação residencial. Mas a automação residencial ainda pode fazer mais. O que exatamente? Bem, em poucas palavras, pode nos dar muito mais conforto e uma redução na sua conta de energia.

 

Controle de zona

 

Podemos criar zonas independentes que podem ser ligadas ou desligadas, ou definir diferentes temperaturas ao longo do dia. Isso é o que uma experiência de casa inteligente oferece – o que os especialistas em automação residencial chamam de “smarthome experience“.

 

Assim, podemos dizer que as várias divisões de casas e empresas podem ser aquecidas ou arrefecidas se realmente forem necessárias e sempre melhorando a eficiência energética. Desta forma, nos permite poupar dinheiro e poluir menos. Podemos até criar zonas em sistemas, de outra forma, teriam exigido reformas específicas e muito caras.

 

Conforto

 

Podemos decidir quais quartos ou áreas da casa ou escritório queremos resfriar ou aquecer, a que horas eles irão aquecer e a que temperatura. Por exemplo, podemos decidir se queremos aquecer os quartos a 24ºC de manhã, 27º durante o dia, quando não está ninguém, e 23º à tarde, quando regressamos a casa. O sistema  domótico controla as temperaturas a cada intervalo de tempo, sem que tenhamos que nos preocupar ou pensar como fazê-lo.

 

Comodidade

 

As temperaturas dos quartos são controladas pelo sistema de ar condicionado domótico. Assim, não teremos que ir a cada divisão para alterar a temperatura de cada equipamento, ou o termostato de cada área, quando for necessário mudar a temperatura.

Tudo é controlado e regulado com base em uma programação estabelecida, ou quando os usuários visitam ou permanecem nesse espaço. E uma coisa muito importante: como temos uma casa ou escritório conectado, podemos gerenciar a partir do smartphone. Estejamos dentro ou fora. Claro que isso é possível se tiver acesso a dados móveis. Se pretende mudar o seu tarifário, saiba que na página da Moche, pode contratar várias tarifas de internet móvel.

 

Economize no ar condicionado

 

Podemos reduzir o custo do, controlando de forma inteligente o equipamento ou a bomba de calor aerotérmica. Qualquer pequena mudança, por mais insignificante que pareça, pode ter um grande impacto na sua conta de luz. Não se trata apenas de controlar a que horas ligamos o ar condicionado e a que temperatura, mas também de utilizar outros componentes do sistema de ar condicionado da domótica para criar um sistema de ar condicionado inteligente.

 

Vejamos um exemplo: a sala da nossa casa é o cômodo mais quente da casa, porque recebe muito sol. Quando está muito quente, a solução que normalmente adotamos é abrir a janela para ventilar e resfriar um pouco. Mas assim o ar frio e energia que foram gerados serão desperdiçados.

 

Uma solução mais inteligente é usar um detector de abertura de janela e, ao abrir a janela, o sistema domótico desliga o equipamento daquela sala e vamos reduzir o desperdício de energia e economizar nas contas de energia.

 

 

VEJA TAMBÉM:
FALE CONOSCO
× Solicite Um Orçamento