Nosso Blog

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min
Chiller

Chiller para sistemas de ar condicionado

Ideal para quem procura o melhor em climatização de ambientes. Talvez você não conheça os sistemas de ar condicionado de expansão indireta que utilizam equipamentos denominados chiller em seus sistemas centrais, mas a partir do momento que experimentá-lo, ele será o seu favorito. Tecnologia de ponta e anos de experiência culminam no produto definitivo quanto o assunto é manter uma temperatura agradável, mesmo nos locais mais quentes.

O que são sistemas de ar condicionado de expansão indireta ?

Tratam-se de um sistema de ar condicionado em que o ciclo de refrigeração por compressão de gás ocorre de forma centralizada em um equipamento conhecido pelo seu nome em inglês como chiller que em português seria unidade resfriadora de líquido. Os sistemas de expansão indireta que a partir do uso de chillers produzem água gelada, são capazes de refrigerar grandes áreas através de unidades terminais de tratamento de ar denominadas fancoils,. São sistemas robustos que podem utilizar equipamentos da mais alta tecnologia e eficiência energética em sistemas de climatização, além de permitir a utilização de unidades terminais de tratamento de ar com os melhores sistemas de filtragem para garantia da qualidade do ar dos ambientes.

Como Funciona ?

 

Sistemas denominados de expansão indireta, ou também conhecidos por sistemas de água gelada que utilizam chillers como seu principal equipamento tem funcionamento bastante único.

 

São chamados de sistemas de expansão indireta pois a expansão do gás refrigerante não promove o resfriamento direto do ambiente, mas sim o resfriamento de água, água esta que será transportada através de tubulações até as unidades terminais de tratamento do ar conhecidas também pelo seu nome em inglês “fancoils” que é a união do termo “fan” que significa ventilador com o termo “coil” que significa serpentina, principais componentes deste equipamentos que são o que efetivamente irão promover a climatização dos ambientes.

 

Sistemas de água gelada que utilizam chillers são mais robustos e requerem menos tempo de manutenção pois ao invés de termos muitos equipamentos complexos equipados com ciclos completos de refrigeração com compressores, condensadores, dispositivos de expansão e evaporadores, para a produção de frio, esta produção fica centralizada em poucos equipamentos de maior capacidade, suas unidades terminais de tratamento de ar por serem muito mais simples, basicamente dotadas de ventiladores e serpentinas requerem muito mesmo manutenção, basicamente limpeza, lubrificação e substituição de filtros de ar.

 

Benefícios da Utilização de sistemas de expansão indireta com chiller

  • Em primeiro lugar, Manutenção simplificada e mais centralizada
  • Em seguida, Maior eficiência energética em instalações de maior capacidade
  • Posteriormente, Maior precisão e controle de temperatura e umidade dos ambientes
  • Melhor qualidade do ar interno
  • Posteriormente , Possibilidade de utilização de tanques de termoacumulação para redução da demanda de energia elétrica em horários de ponta.
  • E por fim, Maior confiabilidade operacional

 

Diferentemente dos sistemas de ar condicionado residenciais e comerciais de pequeno porte que se utilizam da unidade inglêas de medição de troca térmica denominada BTU – British Thermal Unit, equipamentos de expansão indireta de maior capacidade como os chillers utilizam a unidade denominada TRTonelada de Refrigeração.

 

1 TR é equivalente a 12 mil BTUs. Os Chillers mais comuns têm uma potência que pode variar entre 5 a 5 mil TRs. É muito mais do que qualquer sistema comercial pode alcançar!

A estrutura dos Chiller

  • Estrutura feita de chapa de aço quimicamente tratada;
  • Pintura Eletrostática com pó epóxi;
  • Peças internas de chapa de aço galvanizada.

 

A instalação é bastante flexível. Porém, a robustez e o porte dos equipamentos demandam transporte especializado e bastante cuidado no manuseio. Apesar da flexibilidade, não é recomendado que você ou alguém da sua empresa desloquem o sistema.

Chiller – Quais os tipos?

Podemos classificar os chillers por duas formas, pela forma com que se dá a condensação do gás refrigerante que pode ser à ar ou à água, ou pelo tipo de compressores utilizados.

Chiller condensação à ar:

A condensação do gás refrigerante se dá dentro de serpentinas condensadoras, e ventiladores forçam o fluxo de ar ambiente passar por estas serpentinas. Como a temperatura deste ar é mais baixa do que a temperatura de condensação do gás refrigerante, este ar irá resfriar o gás refrigerante até a sua temperatura de condensação e então condensar este gás até a sua forma líquida, e em contrapartida o ar aumentará de temperatura. Chillers de condensação a ar devem ser instalados em ambientes externos pois irão rejeitar o calor absorvido dos ambientes pela água gelada, diretamente para o meio externo através do aquecimento do ar.

 

Chiller condensação à água:

A condensação do gás refrigerante se dá dentro de trocadores de calor fluido refrigerantes / água que podem ser de placas brasadas ou do tipo casco e tubos. Como a temperatura desta água é mais baixa do que a temperatura de condensação do gás refrigerante, esta água irá resfriar o gás até a sua temperatura de condensação e então condensar este gás até a sua forma líquida, e em contrapartida a água irá aumentar de temperatura e precisará ser também resfriada, o que se dará através do uso de torres de arrefecimento. Chillers de condensação a água são normalmente instalados em ambientes internos, pois neste caso a rejeição de calor para o ambiente externo se dará através das torres de arrefecimento.

 

 

Chiller com compressores do tipo Scroll

Compressores do tipo scroll são utilizados em chillers desde 5 TR de capacidade até 160 TR de capacidade, podendo ser utilizados tanto em chillers de condensação a ar como em chillers de condensação à água.

 

Chiller com compressores do tipo Parafuso

Compressores do tipo parafuso são utilizados em chillers desde 50 TR de capacidade até cerca de 500 TR de capacidade, podendo ser utilizados tanto em chillers de condensação a ar como em chillers de condensação à água.

 

Chiller com compressores do tipo centrífugo

Até introdução no mercado dos compressores centrífugos com mancais magnéticos Turbocor, chillers centrífugos eram fabricados tão somente a partir de 250 TR de capacidade e usualmente somente em chillers de condensação à água. A partir da introdução dos compressores Turbocor a linha de compressores centrífugos, hoje já dispomos de chillers com compressores centrífugos a partir de 80 TR de capacidade até mais de 2.000 TR de capacidade quando da condensação à água, e no caso de chillers de condensação a ar até cerca de 500 TR de capacidade

 

 

Além dos modelos descritos que são específicos para sistemas de compressão de gás refrigerante, você também poderá encontrar:

 

  • Chiller de Absorção;.

Para quais tipos de instalação sistemas de expansão indireta com chillers são indicados ?

Para espaços amplos, indústrias e outros edifícios, que demandam uma refrigeração mais robusta, contínua e estável.

 

São indicados para:

 

  • Em primeiro lugar, Indústrias farmacêuticas;
  • Em seguida, Indústrias alimentícias;
  • Além disso, Hospitais;
  • Aeroportos;
  • Estações de metrô;
  • Pistas de patinação no gelo;
  • Shopping Centers;
  • E por fim, Grandes Data Centers;

 

Vale lembrar que cada local possui suas próprias características e necessidades. Portanto, é fundamental garantir que o projeto dos sistema de ar condicionado vá de encontro com o que a sua empresa precisa, independentemente do porte ou do segmento. Consultar um especialista é imprescindível.

 

Por que comprar Chillers da Tosi para seu sistema de climatização ?

As Indústrias Tosi possuem uma linha completa de chillers tanto de fabricação própria como importados através de sua parceria de mais de 10 anos com a empresa americada Multistack para atender as mais diversas necessidades do mercado, desde sistemas modulares compactos para retrofits em locais de difícil acesso e chillers com recuperação total de calor para a produção simultânea de água gelada e água quente, a até os chilles de altíssima eficiência energética equipados com os mais avançados compressores centrífugos do mercado os compressores Danfoss Turbocor com mancais magnéticos isentos de óleo.

 

No caso dos Chillers da Tosi, você terá:

 

  • Em primeiro lugar, Todos os benefícios já citados;
  • Em seguida, Estrutura compacta e econômica;
  • Posteriormente, Suporte e orientação sempre que precisar;
  • E por fim, Instalação facilitada e segura.

 

Sobre a Tosi

Em tempos cada vez mais incertos, ou seja,  com temperaturas que aumentam ano após ano, ter o ar condicionado ideal faz toda a diferença. Seja para o lazer, para o dia a dia ou para negócios, um ambiente climatizado faz toda a diferença.

 

Além disso, as Indústrias Tosi somam mais de 60 anos de tradição e experiência quando o assunto é climatização. Assim, nesse período, aprendemos, realizamos testes e experimentos que nos tornaram referências quando o assunto é refrigeração. Seja qual for a sua necessidade ou desejo, temos a solução ideal.

 

No caso do Ar Condicionado Chiller, estamos falando de um poderoso resfriador para ambientes amplos. Ele é absolutamente perfeito para resfriar prédios, hospitais e outros locais que demandam temperaturas mais baixas, sem oscilações ou aparelhos internos. A estrutura pode ser posicionada do lado de fora e utilizada para resfriar não apenas o ar, mas também outros materiais

 

 

VEJA TAMBÉM:
FALE CONOSCO
× Solicite Um Orçamento