Nosso Blog

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min
economizar no ar condicionado

Economizar no ar condicionado: Dicas

Como economizar no ar condicionado? Com a chegada da temporada de verão ou inverno, começa também a do ar condicionado. Cada vez mais os agregados familiares têm optado pelo ar condicionado como meio para manter o maior conforto nas suas casas devido à simplicidade e facilidade de utilização, instalação, versatilidade deste tipo de unidades e pela economia familiar, sendo esta a forma mais eficiente e económica de desfrutar de verões e invernos mais quentes em nossas casas.

 

Graças à tecnologia de Inverter e aos equipamentos com maior eficiência energética, temos visto nos anos que o consumo do ar condicionado tem diminuído gradualmente. Da mesma forma, e isso não sendo menos verdade, vimos como o preço da energia em nossas casas aumentou apesar da diminuição do consumo real.

 

Pensando em Sustentabilidade

 

Sim, é de vital importância para a nossa economia e para o bem-estar do planeta tentar reduzir ao máximo o nosso consumo de energia elétrica. Nesse aspecto, o consumo de ar condicionado em nossas casas é parte fundamental do nosso consumo no final do mês. Pois é sem dúvida o equipamento que mais consome em toda a casa nos meses de inverno e verão, podendo representar até 70% de todo o consumo elétrico da casa durante esses meses.

 

Fique com 9 dicas e truques para economizar energia elétrica com o ar condicionado desde o momento da compra e instalação até a manutenção do mesmo.

 

Como economizar energia com o ar condicionado?

 

  1. Eficiência energética do ar condicionado: O primeiro e mais importante para evitar consumir muita eletricidade com o ar condicionado é que optamos sempre pelos equipamentos mais eficientes em termos energéticos. Por isso, ao comprar o nosso ar condicionado devemos sempre selecionar unidades com tecnologia Inverter e dentro das etiquetas de eficiência energética, A+ em diante (preferência por A+++), porque embora sejam unidades mais caras no longo prazo, serão muito mais baratas do que aquelas com menor eficiência (economia de energia até 40-60% em comparação com as unidades convencionais).
  2. Potência: Devemos sempre escolher a potência necessária para nossos equipamentos de ar condicionado. Não devemos instalar unidades com mais potência ou que tenham menos do que o necessário.
  3. Instalação de ar condicionado: Uma má localização da unidade interna e externa pode causar maior consumo. Confie em um instalador profissional e ele irá aconselhá-lo ao instalar seu equipamento de ar condicionado.
  4. Configurar a temperatura: Uma falha muito comum que aumenta muito o consumo elétrico do ar condicionado. É definir uma temperatura muito alta no inverno e demasiado baixa no verão. A temperatura ideal para nossas casas no verão é entre 24 e 27 ºC e no inverno entre 20 e 23 ºC, a cada grau que baixamos ou subimos podemos consumir até 8% a mais de energia.

Muito Importante

  1. Isolamento: O isolamento deficiente em nossas casas ou empresa pode causar uma grande redução de desempenho. Vamos tentar manter o melhor isolamento possível. O simples facto de fechar janelas e portas ou baixar a persiana ou passar a cortina pode ser suficiente para reduzir os nossos custos de electricidade.
  2. Filtros sujos: Filtros de ar condicionado sujos podem não apenas causar falha da unidade. Mas também afetar negativamente o consumo de energia de nosso ar condicionado. É essencial manter os filtros de ar condicionado limpos para evitar problemas e economizar energia.
  3. Ventilador limpo: Pelo mesmo motivo que devemos manter os filtros de ar limpos, devemos fazer o mesmo com o ventilador. Essa limpeza é um pouco mais complicada do que limpar os filtros. Mas é aconselhável fazer de vez em quando para manter nosso ar condicionado em ótimo estado e evitar problemas operacionais, de saúde e, é claro, de eletricidade desnecessários.
  4. Ventilação natural: Assim, usar ventilação natural sempre que possível. Em muitos casos o simples ato de abrir as janelas pode resolver nossos problemas de calor . Isto é, em determinados momentos do dia, especialmente pela manhã e à noite. Além disso, faz bem à saúde a renovação do ar em nossa casa.
  5. Modo Eco:  E por fim, se nosso equipamento possui um modo Eco, isso pode nos ajudar a reduzir o consumo em até 30%, use-o.

 

 

VEJA TAMBÉM:
FALE CONOSCO
× Solicite Um Orçamento