Os sistemas de climatização são essenciais para realizar o controle térmico do ambiente. Dessa forma, é preciso que eles sejam compostos por elementos que façam com que todo o trabalho seja eficiente para garantir o conforto térmico do ambiente. O Damper, por exemplo, é essencial para que isso aconteça.

Desse modo, é importante que todos entendam o que é e como ele pode ser útil nos projetos de climatização. Continue a leitura e entenda melhor com ele funciona dentro de todo o processo.

O Que é Damper?

Partindo do nome Damper, pode-se dizer que ele tem origem inglesa e vem do verbo “to damp”, que carrega o significado de amortecer. Dentro dessa breve explicação etimológica, já é possível compreender a sua função dentro de um sistema de climatização, pois ele fará o “amortecimento” do fluxo de ar.

Ele pode ser utilizado em diversos projetos e sistemas, sendo os principais: ar-condicionado e ventilação mecânica. A indicação é que o Damper faça parte de todo o projeto de ventilação ou climatização dos ambientes, principalmente, em laboratórios industriais.

Assim, as válvulas que compõe o sistema e são destinadas ao controle do ar podendo ser manuais ou automáticas, tudo dependerá da complexidade dos projetos.

Como funciona?

Principalmente, o seu funcionamento acontece devido ao sistema de controle de saída e entrada de ar. Dessa forma, ele pode ser utilizado para equilibrar a temperatura interna e até para eliminação de gases tóxicos dos ambientes.

O sistema automático apresenta dispositivos que detectam a necessidade de liberação ou retenção de ar. Posteriormente, os manuais serão controlados por pessoas preparadas e que entendam os mecanismos de climatização.

Todo o trabalho do damper é baseado na lei da continuidade que está presente na física. Então é feito um cálculo que determinará a vazão e a taxa de renovação de ar, indicando quando será preciso abrir os filtros e fechá-los.

De um modo geral, eles são feitos de aço galvanizado, sendo ideal para serem instalados em paredes e dutos, facilitando o seu uso em diversos tipos de projetos.

Quais os benefícios da utilização do Damper?

A utilizando do Damper em projetos de climatização e ventilação pode trazer diversos benefícios, sendo a segurança o principal ponto positivo.

Ao escolher utilizar este equipamento, os usuários poderão contar com uma segurança maior de eliminação de gases tóxicos do ambiente, quando esse for caso. Desta maneira, todos os trabalhadores de indústrias e laboratórios poderão ficar seguros contra possíveis intoxicações.

Além disso, ele também proporciona uma facilidade maior no controle de entrada e saída de ar, sendo mais eficiente quando o damper for automático. Os ambientes ficarão climatizados e longe de causar danos à saúde das pessoas que convivem no ambiente.

Quais são os tipos existentes?

Existem diversos tipos de Dampers no mercado, sendo que cada tipo será destinado para um fim. Nesse caso, é preciso que se faça um estudo de projeto para que o equipamento adequado seja escolhido.

Veja abaixo os modelos mais utilizados:

  • Damper de ar

Este é o mais utilizado nos projetos de climatização, sendo que ele também é conhecido como damper de ar sob pressão. Basicamente, ele trabalha abrindo e fechando de maneira automática e esse processo será feito de acordo com a pressão do fluxo de ar.

Ele é bastante flexível e pode ser utilizado em ventiladores, dutos, portas e outros locais, então ele é ideal para adaptações em projetos distintos e complexos.

  • Corta-fogo

Esse dispositivo é destinado para isolar algumas áreas caso aconteça algum incêndio no local. Ele não apresenta o mesmo mecanismo dos demais em relação à distribuição de ar, sendo feito apenas para a proteção contra o fogo.

Quando acontece algum acidente que cause um incêndio, o sistema faz a proteção do ambiente por meio do fechamento de uma tampa em chapa com isolamento térmico. O acionamento do sistema de segurança pode acontecer de diversas formas e tudo dependerá do modelo de damper escolhido.

  • Dampers de sobrepressão

Os dampers de sobrepressão são bastante utilizados em indústrias devido ao seu alto poder de aplicação em instalações industriais e em laboratório. Os dispositivos fazem com que o ar dentro desses ambientes fique respiráveis e seguros para todos os trabalhadores. Todo o processo pode ocorrer de forma automática ou manual.

Por que comprar o Damper da Tosi?

A Tosi trabalha há anos no mercado de criação de produtos e soluções em ar-condicionado e climatização.  Todos os modelos foram fabricados seguindo os padrões normativos, trazendo eficiência e segurança aos projetos em que eles serão utilizados. Conheça um pouco mais sobre as características técnicas dos dampers da Tosi:

  • DCV – Damper Controlador de Vazão de Ar

Maior número de opções por faixa de vazão, então é possível utilizar o acionamento manual, motorizado ou por meio de pistões. O material de fabricação é o aço galvanizado, dando a opção de ter lâminas opostas ou paralelas.

  • DCL – Damper Controlador de Vazão de Ar (Linha Leve)

Segue o mesmo padrão do DCV, porém é a linha leve. Ou seja, também é flexível em relação às faixas de vazão, podendo ser acionando de forma manual, motorizada e por pistões. Além disso, o aço galvanizado também é o elemento que compõe a sua estrutura, com lâminas opostas ou paralelas.

  • DCF – Damper Corta-Fogo

Constituído de aço galvanizado, o DCF tem placa de vedação tipo sanduíche, com núcleo em elemento termo isolante. Pode ser acionado por três tipos de dispositivos, sendo eles: atuador de retorno por mola, fusível de disparo quando a temperatura eleva e o solenoide de corrente contínua e alternada.

  • DSP – Damper de Sob Pressão

Também é fabricado com chapas de aço galvanizado, porém, é composto por alumínio, espumas em poliuretano e buchas dos eixos em nylon. Ou seja, ele funciona com abertura sob pressão, impedindo que o ar retorne no sentido contrário. Ele oferece a possibilidade de instalação em dutos ou paredes, podendo ser aplicado em sistemas de insuflamento e retorno.

Saiba mais sobre a Tosi

A Tosi é a empresa ideal para a compra dos elementos de climatização do seu projeto. Sendo assim, possuímos um amplo histórico na fabricação de produtos e acessórios que compõem perfeitamente todos os tipos de projetos de climatização.

Além disso, possuímos parcerias com empresas americanas, trazendo sempre inovações tecnológicas para que seus clientes possam construir um sistema de climatização moderno e eficiente. Você terá a garantia de estar fazendo uma boa compra e ainda preservado a segurança dos usuários.