Nosso Blog

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min

Nosso Blog

ind-tosi-logo-min
FANCOIL

FANCOIL – Tudo que você precisa saber

Por que gastar mais com um sistema de refrigeração convencional, quando você pode optar pelo FanCoil, uma solução mais econômica, eficiente e sustentável?

A refrigeração de um ambiente pode variar de acordo com a tecnologia aplicada. Para shoppings centers, ambientes grandes e locais onde o resfriamento a gás não é suficiente ou recomendado por quaisquer motivos. O FanCoil é uma das melhores escolhas possíveis, e uma das especialidades da Tosi.

FanCoil – O Que é?

O FanCoil, como o próprio nome sugere, é um sistema de refrigeração composto por um ventilador (fan) e uma serpentina (coil). Uma excelente alternativa aos sistemas de refrigeração comuns, a gás, é voltada a grandes ambientes compartilhados, pois permite o resfriamento ou aquecimento de forma rápida e uniforme, além de proporcionar bastante economia. Seu funcionamento se dá através de água gelada para resfriar o ar e quente para aquecê-lo.

 

O sistema de refrigeração utiliza dutos de ar, que podem ligar lojas dentro de um shopping center ou quaisquer ambientes dentro de um grande estabelecimento, por onde a água gelada passa, através de uma rede hidráulica. Com isso, os custos com refrigeração deixam de ser individuais e todos podem economizar, enquanto a climatização do ar se mantém perfeita, mesmo em dias quentes.

 

Inclusive, em países de clima frio ou mesmo dias de inverno, o sistema de FanCoil se faz útil, não para resfriar, mas para aquecer o ar. Para isso, o sistema hidráulico usa água quente.

Como funciona o FanCoil?

O FanCoil funciona assim: o ar quente passa pela serpentina de água gelada. Com isso, o ar é resfriado e devolvido ao ambiente pelos dutos de ar. Em Shoppings centers e aeroportos, as lojas são alimentadas pelos dutos e pagam uma mensalidade para utilizar o sistema, que costuma ser mais econômico que as alternativas comuns de resfriamento de ambientes, como o ar-condicionado a gás. E rede. A vantagem é que os gastos da loja com refrigeração são bastante reduzidos.

 

Conforme a água vai passando pelo Fan Coil, o ambiente é climatizado. O calor é absorvido pela água e é levado ao chiller, onde há uma torre de arrefecimento para resfriar o fluído e retornar ao mesmo ciclo. O processo se repete, garantindo uma temperatura uniforme e agradável, de acordo com suas necessidades.

 

Ambientes maiores, com múltiplas lojas ou cômodos fazem uso de todo o potencial do FanCoil, seja para aquecer ou resfriar.

Quais os benefícios de utilização de FanCoil?

  • Alta potência;
  • Resfriamento e aquecimento rápidos;
  • Mais economia;
  • Uso sustentável;
  • Alta adaptabilidade;
  • Ar frio sem perder a umidade.

 

Locais maiores se beneficiam bastante do uso do FanCoil. Refrigerar tais ambientes com eficiência energética é algo difícil, que só pode ser alcançado com o resfriamento a base de água, já que o FanCoil apresenta o dobro da eficiência de um condensador convencional.

 

Além disso, projetos de instalações de grande porte precisam adotar medidas que considerem a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), válida em centenas de países pelo mundo. Alcançar essa certificação é possível com o uso de FanCoils, já que este modelo de resfriamento privilegia a sustentabilidade e a economia de energia.

 

Optar por um sistema de refrigeração a água é oferecer a melhor experiência para seus clientes e consumidores, tanto em termos de climatização quanto economia.

 

É fundamental estar pronto para cumprir com as novas exigências e necessidades do mercado. Por isso, nossos produtos são pautados na sustentabilidade e equilíbrio, cumprindo sua proposta com impactos reduzidos no meio-ambiente.

Quais os tipos de FanCoil?

Existem vários modelos de FanCoil e a escolha do tipo ideal depende do projeto e do ambiente em si, considerando seu tamanho e utilização.

 

As unidades externas são conhecidas como Central de Ar Gelada (CAGs). A sua estrutura é projetada para atender mais de um chiller e seu tamanho pode variar bastante, chegando a mais de 10 m².

 

  • Em primeiro lugar, Fan Coil Cassete: este é instalado no forro do teto e é ideal para espaços comerciais, hotéis, clínicas médicas e hospitais.
  • Posteriormente, Fan Coil Duto: este tipo apresenta insuflamento de ar através de conjuntos de dutos. Ele é perfeito para sistemas de refrigeração de grande capacidade.
  • Em seguida, Fan Coil Hi Wall: o Hi Wall, como o nome sugere, deve ser instalado na parte superior das paredes. Seu tamanho é bem discreto e se adapta a praticamente qualquer ambiente.
  • Fan Coil Zen: o Zen é um tipo de FanCoil modular, que pode ser utilizado em uma gama de ambientes.
  • E por fim, Fancolete: trata-se de um FanCoil de baixa capacidade.

O que acontece com a umidade do ar?

Essa é uma pergunta recorrente quando o assunto é a instalação de FanCoil. Quando o ar passa pela serpentina, ele pode perder a umidade. Para prevenir que isso aconteça e garantir o equilíbrio entre uma temperatura agradável e a umidade do ar, recomendamos a microaspersão.

 

Respirar ar seco, seja ele frio ou quente, pode ser extremamente incômodo para o nariz de uma pessoa, especialmente as que sofrem com problemas no sistema respiratório. Conforme o ar passa pelas narinas, surge a sensação de que ele está “queimando”. Portanto, manter a umidade do ar é extremamente necessário, independentemente do ambiente no qual o FanCoil será instalado.

 

A Microaspersão é um processo no qual micropartículas de água são aspergidas, como o nome sugere, mantendo a umidade do ar em níveis aceitáveis e com a menor variação possível. Assim, o ar não fica apenas mais frio (ou quente, a depender das suas necessidades), mas também mais agradável e respirável.

Para quem é indicado?

Quaisquer projetos que demandam de resfriamento para grandes ambientes (acima de 100 TR – 1.200.000 BTU) podem utilizar os FanCoil.

 

  • Ambientes duplos;
  • Shopping Centers;
  • Cinemas;
  • Teatros;
  • Indústrias;
  • Petrolíferas;
  • Laboratórios;
  • Hospitais;
  • Clínicas Médicas;
  • Prédios Comerciais;
  • Centros de Eventos;
  • Galpões;

 

Além destes estabelecimentos e ambientes, locais residenciais também podem usar os FanCoil. Porém, isso é recomendado apenas quando o projeto de refrigeração se estende por todos os cômodos. Do contrário, a efetividade é reduzida e o fator economia já não é um benefício válido.

FanCoil – Informações Técnicas

Reforçando nosso compromisso com a flexibilidade, eficiência e economia, disponibilizamos o FanCoil nas seguintes voltagens:

 

  • Em primeiro lugar, 220V;
  • Posteriormente, 220V / 380V – ligação em campo pelo instalador;
  • Em seguida, 220V trifásico;
  • 380V;
  • E por fim, 380V trifásico.

 

Material da serpentina: alumínio

Tamanho: é preciso consultar cada modelo para entender suas dimensões e uso

Instalação: é necessário verificar os processos de instalação do modelo de sua preferência

O Chiller possui insuflamento direto ou funciona por dutos?

Ambas as opções estão disponíveis. Depende da aplicação e da capacidade do seu projeto.

Por que comprar o FanCoil da Tosi?

Principalmente, os FanCoils Tosi são desenvolvidos com tecnologia de ponta, priorizando a eficiência e a sustentabilidade. Ou seja, com sistemas de refrigeração avançados, nossos equipamentos possibilitam alcançar resultados excelentes sem que seja preciso modificar toda a estrutura do seu ambiente ou negócio. Por isso, basta compreender seu projeto e necessidades e encontrar o tipo de FanCoil mais adequado em nosso amplo catálogo.

 

Enquanto os sistemas de refrigeração convencionais podem entregar resultados satisfatórios para determinados ambientes, seu custo pode ser facilmente elevado, especialmente diante dos problemas recorrentes, como os enfrentados por ambientes refrigerados por um ou mais sistemas de ar-condicionado a gás.

 

Já com os sistemas de refrigeração FanCoil, além de economizar com energia, os resultados de resfriamento do ambiente são muito mais perceptíveis e podem ser compartilhados com vários cômodos, lojas e estabelecimentos dentro de um mesmo local, a depender do projeto e das necessidades apresentadas.

 

É flexível, eficiente e econômico. É Tosi!

Sobre a Tosi

Somos especialistas e pioneiros em refrigeração de ambientes. Há mais de 60 anos, desenvolvemos soluções para climatizar ambientes e garantir a melhor experiência aos nossos consumidores.

 

Além disso, já atendemos o Banco Santander, grandes redes hoteleiras, estádios como o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, universidades, instituições de ensino e muito mais. Se o ambiente é bem climatizado, agradável e com um sistema de refrigeração moderno, é Tosi.

 

Nosso sucesso se dá através da larga experiência no mercado e da consolidação de parcerias com renomadas marcas internacionais, que disponibilizam tecnologias exclusivas e soluções inovadoras com exclusividade para nós.

 

Acompanhando as inovações de cada geração, nossos equipamentos e sistemas oferecem excelentes resultados, ao mesmo tempo que geram economia e trabalham com foco em sustentabilidade e flexibilidade. Além disso, por trás de cada produto, há um pouquinho da nossa história e evolução, o que nos traz orgulho e nos motiva a continuar inovando e proporcionando tecnologias aos nossos clientes. Por isso, se você faz ou já fez parte da história da Tosi, sabe o que isso significa para nós.

 

VEJA TAMBÉM:
FALE CONOSCO
× Solicite Um Orçamento